sexta-feira, 9 de março de 2012


ORTOGRAFIA: O USO DOS PORQUÊS


PORQUE – conjunção explicativa ou causal. Geralmente equivale a pois, uma vez que, já que, etc.
EX.: Não houve aula porque o professor faltou.
        Faltou à festa porque estava doente.

POR QUE
A)     Utilizado no início das frases interrogativas:
Ex.: Por que você não foi à festa?
B)      Quando representar  uma preposição seguida de pronome relativo ( geralmente pode ser substituído por  pelo(a ) qual ou pelos(as) quais:
Ex.:  Só eu sei as esquinas por que passei ( Djavan )
C)      Quando representar  uma preposição seguida de pronome interrogativo ( quando depois dele vier escrita ou subentendida a palavra razão ):
Ex.:  Eu gostaria de saber por que você não foi à festa.

POR QUÊ -  Utilizado no final das frases interrogativas:
Ex.: Você não foi á festa por quê?

PORQUÊ – Quando se tratar de substantivo masculino. Virá precedido do artigo “o” ou outros determinantes:
Eu quero saber o porquê de você não ter ido a festa.





EXERCÍCIOS
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período:
  1) Pense nos ideais_____ batalhamos há tanto tempo, e diga-me ____ fracassamos. Será ____ fomos  incapazes ou descuidados em algum ponto?

a)      Por que – por que – por que
b)      Por que – por que – porque
c)       Porque – porque – por que
d)      Porque – por que – porque
e)      Por que – porque – por que

2) - ______muitos erram a grafia do _____?
- _______ não há lógica no seu uso.
      a) por quê – por que – porque
      b)porque – porque – porque
      c) por que – porquê – por quê
     d) porque – porque – porquê
     e) por que – porquê – porque

3) Reescreva o texto abaixo corrigindo-o no que for necessário:
- Porque me julgas tão mal?
- por que tenho minhas razões
- E não declaras porque?
- nem eu sei o porque

3 - COMPLETE AS LACUNAS COM POR QUE, PORQUE, PORQUÊ OU POR QUÊ.
a)Não sei o _____________________ de seu entusiasmo.
b) ________________________ você não me telefonou?
c) você não gosta de mim __________________________?
d) Vivo feliz ____________________________ amo minha família.
e) _______________________ você não fala a verdade?
f) Ela passou na prova  ________________________ estudou muito.
g) Você não compareceu à aula ontem _________________________?
h) Vamos resolver o ______________________ dessa questão.
i)Ele não te procurou _______________________ estava doente.
j) _______________________você está tão feliz?
l) Se eu erro ____quero, qual o _____ do _______?
m) Quem tem um ______ pode suportar quase qualquer como.
n) Ora, faço ________ me agrada.
o) você erra, ainda, _________ quer.
P) Você não gosta de mim e eu quero saber _______.
q) você vai me punir, ______?
r) Depois da aula, eu te digo o _______.
s) ela me deixou sem mais nem __________.
t) Só que nessas férias não vão viajar _______ o filinho do Eduardo está de recuperação.
u) _______ você não olha pra mim?

2-– COMPLETE AS LACUNAS COM MAS OU MAIS.            
a)      Estudei muito, _______________________tirei nota baixa.

b)      Não agüento __________________________ essa situação.

c)       Choveu bastante, _____________________ ainda está calor.

d)      Quanto __________ eu rezo, _____________assombração me aparece.
e)      Ele é bonito, ____________________ é muito chato.

f)       Brincar é muito bom, _________________  tem hora.

g)      Não preciso de dinheiro para ____________________nada.

h)      Ele era funkeiro, ____________________era pai de família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário